O clipe possui mais de 53 milhões de visualizações no YouTube
Rafael é formado em audiovisual pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e estudou cinema e direção de fotografia pela AIC (Academia Internacional de Cinema). São mais de sete anos no universo audiovisual, com um portfólio repleto de artistas e produtoras, como Grupo Pixote, Kondzilla, Mr. Catra, Belo, videomaker pessoal do apresentador Yudi Tamashiro, Jottapê, Mc Doni e a série Sintonia.
A carreira do videomaker e diretor de arte começou em 2018, quando Rafael cursou cinema na AIC. Seu primeiro cliente de destaque nacional foi o Grupo Pixote, com quem viajou pelo Brasil e registrou desde os melhores momentos dos shows até a emoção e alegria do público. Rafael também teve a oportunidade de trabalhar com Kondzilla, um dos maiores nomes da cena musical brasileira. “Foi fundamental ter contato com diretores renomados, estar imerso no dia a dia da produção de videoclipes e trabalhar com grandes profissionais do mercado. Diria que, mais do que um trabalho, estar do lado de dentro da maior produtora de funk brasileira me trouxe aprendizados e foi uma verdadeira escola”, afirma.
Clipe
Entretanto, mesmo acumulando dezenas de casos em seu portfólio, foi com o lançamento do videoclipe de “MTG na imaginação”, do DJ Topo e Livinho, que sua carreira atingiu novos patamares. Segundo o diretor, a ideia foi aprimorar o conceito trazido pelo DJ Topo, que teve referências do Bizarrap (DJ e produtor musical argentino), transformando a identidade visual para que se distanciasse do comum, usando a movimentação de câmera e a interação direta de Livinho com o público, elevando a energia do clipe. “Sabia que seria bem aceito, mas não imaginei que os números atingiriam tal proporção. Ver o clipe sendo compartilhado em plataformas, como YouTube e Spotify, e ver a associação da música com a minha direção visual, foi realmente emocionante”, pontua.
DJ Topo: experiência enriquecedora
Conforme Rafael, a troca de ideias entre ele e o artista foi constante, permitindo que a produção tivesse a identidade de ambos. Ele conta que o DJ Topo trouxe a ideia central do clipe, mas a construção visual foi um trabalho em conjunto, onde ele confiou completamente na equipe criativa.
Um detalhe importante é que DJ Topo já havia conquistado grandes sucessos, no entanto, ele viu a carreira ganhar ainda mais visibilidade, especialmente após a estreia de seu show no Rock in Rio-2024. “Esse projeto não só foi uma realização pessoal, mas também abriu portas para novos trabalhos e oportunidades”, ressalta.
Cultura
Rafael também participou de eventos de cultura pop, como CCXP, lançamento da fusão de Star + com Disney +, pré-estreia de filmes da Disney Plus, além da icônica divulgação de Deadpool versus Wolverine no Brasil — o diretor acompanhou a visita dos atores Ryan Reynolds e Hugh Jackman ao Rio de Janeiro e todas as entrevistas que eles concederam aos influenciadores, como Cocielo e Tata Estaniecki, sendo parte do time de fotografia e captação.
Outro ponto da carreira de Rafael é a cobertura de conferências corporativas como Subido (o maior evento de tráfego pago do país), convenção da Reckitt em Punta Cana, conteúdo para o Banco Master (realização de edição dos vídeos da Fórmula 1).
Dica para quem deseja seguir na profissão
De acordo com Rafael, o indivíduo deve começar com o que se tem, não esperar a oportunidade perfeita e querer aprender. “Acima de tudo, busque as pessoas que você admira e tente trabalhar com elas. A humildade e a vontade de aprender são fundamentais”, pondera.
Com um olhar aguçado e uma proposta de renovação constante, Rafael Kibaiasse continua a expandir sua carreira, provando que no universo do audiovisual, a criatividade é o principal motor para o sucesso. Para mais informações sobre o trabalho de Rafael e seus próximos projetos, siga-o no Instagram @kibaiasse.